Transparência – Divulgação de indicadores

Nosso caminho se constrói com mais transparência

A Fetranspor está assumindo publicamente um compromisso por mais transparência no setor de transporte coletivo de passageiros no Estado do Rio de Janeiro. É o início de um processo que marca a profunda reestruturação interna pela qual a Federação vem passando, com o estabelecimento de uma nova política de conformidade e integridade e o fortalecimento de sua administração com uma moderna governança. Uma transformação institucional significativa para uma entidade que chegou aos 64 anos representando 200 empresas de ônibus, por meio de dez sindicatos, responsáveis pelo deslocamento de 80% dos passageiros que utilizam regularmente o transporte público no Estado.

A Federação, diretamente ou por suas controladas RioPar Participações S.A. (RioPar) e RioCard Tecnologia da Informação S.A. (RioCard TI), atua de modo contínuo para o desenvolvimento do setor de transporte público e busca a forma mais eficiente para atender mais 7,4 milhões de passageiros/dia – 6,01 milhões pagantes e 1,45 milhão gratuitos com acesso livre (idosos, estudantes da rede pública de ensino e deficientes). Todo o esforço desenvolvido converge para melhorar a experiência dos passageiros no sistema de ônibus, formado por 2.745 linhas, entre o transporte municipal e intermunicipal.

Com investimentos em pesquisa e inovação, a Fetranspor desenvolve soluções que oferecem produtos e serviços de interesse da população, priorizando iniciativas de maior economia de escala para o setor, sempre almejando fazer do transporte coletivo a melhor opção em mobilidade para quem vive no Rio de Janeiro. Ao apoiar a adoção de elevados padrões de gestão nas empresas associadas e participar efetivamente de iniciativas governamentais de interesse do setor e da sociedade, a entidade adquiriu amplo conhecimento no transporte de passageiros, que a credencia a propor novas soluções de mobilidade e a discutir temas relevantes para o setor de transporte público.

Portanto, a iniciativa (e o compromisso) por mais transparência do sistema representado pela Federação não se restringe a apresentar informações do setor de transporte por ônibus, mas também apresentar os resultados de políticas públicas que adotam a tecnologia desenvolvida pela RioCard TI para a sua viabilização, e, com isso, assegurar a boa e a correta aplicação de recursos públicos do Estado.

Só assim é possível dar ainda mais transparência a essas iniciativas, permitindo que o cidadão acompanhe a efetividade das propostas governamentais e ajude a fiscalizar cada um dos benefícios sociais disponíveis e, principalmente, o impacto dessas ações na rede de transportes e na modicidade tarifária.

A transparência é um importante mecanismo para o exercício da cidadania e a avaliação das novas proposições que afetam o dia a dia do morador do Estado do Rio, no seu direito essencial ao transporte de qualidade a um preço socialmente justo.